Dieta Alcalina – Tabela de Alimentos, Cardápio e Receitas

Atualizado em: 2020/08/06

Levantar da cama, após um fim de semana relaxante e se sentir cansado. Dores afetam todo o corpo ao se colocar de pé. O café da manhã enche, mas não dá energia para o dia de trabalho que virá. Outra caneca de puro café e nada de recarregar as baterias.

Cansaço, desgaste físico, dores de cabeça, nos músculos superiores e inferiores. Ganho de peso, coluna dolorida, desanimo. Um retrato de uma vida triste, não? Imagine agora tudo isso que foi dito se repetindo dia após dia.

É exatamente esse tipo de cotidiano que Carlos Pereira vivia, este que é o criador de um dos conteúdos mais completos sobre dieta alcalina. Obteve grande parte de seus conhecimentos sobre os alimentos alcalinos e os acidificantes durante essa fase cansativa de sua vida.

dieta alcalina
Alimentos alcalinos

A necessidade de mudar rendeu uma pesquisa que durou alguns anos e no final obteve ótimos resultados. Para Carlos Pereira, o vigor havia voltado. Energia e autoestima em níveis estratosféricos, em uma vida saudável com um método completamente natural.

Se obter mais energia e disposição para o dia a dia é o seu objetivo, a dieta alcalina pode ser a melhor opção.

Pesquisas científicas recentes comprovam que para o perfeito funcionamento das células do nosso corpo é importante equilibrar a acidez e alcalinidade no sangue por meio da alimentação, de acordo com os ensinamentos difundidos há milênios pela medicina oriental.

O que é dieta alcalina?

Para entender o que é uma dieta alcalina, primeiro é preciso entender como o organismo funciona e o que é o medidor de pH no corpo. Bem, o organismo humano possui acidificantes e alcalizantes.

De uma forma básica é possível dizer que os ácidos em excesso prejudicam o bom funcionamento do corpo em vários quesitos, como na digestão, com problemas motores, cerebrais, etc.

Estando com um nível de ácido alto, as células morrem ou sofrem mutação e isto é prejudicial à saúde, podendo causar até câncer.

O real problema desse desequilíbrio no pH do corpo é que a dieta levada por muitas pessoas está repleta de alimentos que trazem mais ácidos para o corpo.

A dieta alcalina faz justamente o contrário. Se feita de maneira correta, ela pode eliminar as más toxinas e faz com que o nível de alcalino esteja acima de 7 na escala, a média para se ter uma vida saudável.

Os efeitos negativos de se ter muitos ácidos no corpo é que o cansaço será frequente, junto de dores crônicas e doenças que parecem nunca ir embora. Os remédios em maioria tratam a doença, mas não serão eficientes em longo prazo já que a pessoa estará seguindo um mesmo estilo de vida, se alimentando errado.

Alimentos alcalinos para a sua dieta

Se você tem se entregado a carne vermelha excessiva, comida processada e fast food, já é hora de você incluir alguma comida alcalina em sua dieta. Aqui está uma lista de alimentos para começar:

1. Vegetais de Folha Verde

A maioria dos vegetais folhosos verdes tem um efeito alcalino no nosso sistema. Não é sem razão que os especialistas em saúde sempre aconselham incluí-los na nossa dieta diária. Contêm minerais essenciais que são necessários para que o organismo desempenhe várias funções.

2. Couve-flor e Brócolis

Se você ama brócolis salteados em especiarias asiáticas ou couve-flor, ambos são bons para você. Eles contêm vários fitoquímicos que são essenciais para o organismo.

3. Frutas Cítricas

Ao contrário da crença de que as frutas cítricas são altamente ácidas e teriam um efeito ácido no corpo, elas são a melhor fonte de alimentos alcalinos. Limão, acerola e laranja são carregadas com vitamina C e conhecidas por ajudar na desintoxicação do corpo, incluindo o alívio da acidez e queimadura cardíaca.

4. Algas Marinhas

Sabia que algas marinhas têm 10 a 12 vezes mais teor mineral do que os cultivados em terra? Eles também são considerados como fontes de alimentos altamente alcalinas e são conhecidos por trazer vários benefícios para o sistema corporal.

5. Raízes

Os legumes de raiz, como a batata-doce, a raiz de taro, a raiz de lótus, as beterrabas e as cenouras, são fontes alcalinas. É melhor consumir quando assados com tempero. Na maioria das vezes, quando estão super cozidos perdem todo o seu benefício.

6. Frutas sazonais

Nutricionista confirmam que a adição de frutas sazonais em sua dieta diária pode ser benéfica para a sua saúde. Elas vêm embutidas com vitaminas, minerais e antioxidantes que cuidam de várias funções no corpo.

7. Nozes

Além de serem fontes de gorduras boas, também produzem um efeito alcalino no corpo. No entanto, uma vez que são elevadas em calorias, é importante limitar a quantidade diária.

8. Cebola, Alho e Gengibre

Ingredientes muito utilizados na culinária, cebola, alho e gengibre são grandes intensificadores de sabor, e também são alimentos alcalinos.

Cardápio

Cardápio de para seguir a dieta alcalina:

RefeiçãoDia 1Dia 2Dia 3
Café da manhãChá de camomila com gengibre + 1 fatia de pão integral com ovo e queijo1 copo de leite de amêndoas + 1 tapioca com coco ralado1 copo de suco de laranja + 2 torradas com ricota, orégano e ovo
Lanche da manhã1 taça de salada de frutas1 xícara de chá verde + 10 castanhas de caju1 banana amassada + 1 col de chá de chia
Almoço/Jantar3 col de sopa de arroz integral com brócolis + 1 filé de frango ao molho de tomate + salada verdepeixe ao forno com batatas e legumes, regado no azeite + salada de repolho, abacaxi e cenoura raladamacarronada de atum ao molho pesto + legumes refogados no azeite
Lanche da Tarde1 iogurte natural batido com morango e melsuco de limão + 2 fatias de pão com queijovitamina de abacate e mel feita com leite de amêndoas

Pack Vida Alcalina

O produto de Carlos Pereira é completo para busca conhecer e combater esse excesso de ácido no corpo. Superar o desgaste, as dores e prevenir doenças mais graves. Um conhecimento que deve ser praticado durante toda a vida e que irá muda-la para melhor.

O principal material do Pack Alcalino é o livro “Dieta Alcalina: Aprenda os segredos de como equilibrar o seu pH e saiba como retomar o controle da sua saúde”. Este E-book contém conhecimentos que irão apresentar é que é uma dieta alcalina e fazer o consumidor conhecer e entender a grande maioria das doenças causadas pelo excesso de ácidos no corpo. O livro também ensina como medir seu pH, a maneira adequada para desintoxicar o corpo do excesso de ácidos e alguns passos para se obter uma vida alcalina repleta de saúde.

Com a ajuda do Pack Alcalino, você vai descobrir como é possível utilizar a dieta alcalina para combater sintomas como dores de cabeça, fadiga e mal-estar, disfunções gastrointestinais, e ainda prevenir problemas cardiovasculares e até mesmo câncer.

Os outros produtos condidos no Pack são:

  • Tabela pH dos alimentos – Está tabela contém diversos alimentos que podem ser consumidos para se obter melhor qualidade de vida, energia e bem-estar. Saiba quais alimentos ajudam a alcalinizar o sangue e a prevenir milhares de doenças.
  • E-book 99 Receitas Alcalinas: Sem açúcar, sem lactose, sem glúten – são receitas para variar o cardápio sem ter de apelar para alimentos que podem causar alergia ou sobrepeso. Descubra como preparar receitas nutritivas com os ingredientes corretos e ainda emagrecer de forma natural.
  • E-book 50 Receitas para uma Dieta Alcalina – mudar para uma vida saudável torna-se mais simples quando existe ajuda como essa.

Também existem alguns bônus no Pack, como:

  • Cardápio para combater a fadiga crônica (Saiba como combinar os nutrientes certos para equilibrar a acidez do corpo e fazer você perder peso);
  • E-book 30 Receitas de Sucos Detox;
  • Tabela Combinação dos Alimentos para Digestão Completa e Eficiente;
  • 19 Alimentos termogênicos que ajudam a emagrecer;
  • Ainda há a possibilidade de participar de uma comunidade exclusiva no Facebook onde a pessoa pode adquirir novos conhecimentos, compartilhar experiências e também fazer novas amizades.

Todos os bônus do Pack Vida Alcalina foram desenvolvidos para ajudar a turbinar os efeitos da dieta.

A dieta alcalina é essencial para quem busca energia e uma vida nova, sem dores e com mais saúde. É possível seguir uma alimentação saudável com um cardápio repleto de sabor e tempero e ainda perder peso, prevenir diversos tipos de doenças e ganhar muito mais disposição e energia.

Deixe um comentário