Atualizado em: 2019/02/20
Quando emagrecer se torna um objetivo, para eliminar aquelas gorduras indesejadas, as pessoas tendem a escolher dietas que sejam mais práticas e rápidas. Mudar o estilo de vida para algo mais saudável, completando com exercícios, é algo quase impensável.
Entre as dietas mais famosas e utilizadas no mundo, está a dieta da proteína. Seu nome verdadeiro é a Dieta de Atkins ou Atkinson, devido ao seu criador Dr. Robert Atkins. Está dieta é uma das restritivas, que tanto são faladas e polemizadas hoje em dia.
A perda de peso é garantida, mas a manutenção desse peso e o processo em que acontece a perda é que são as questões difíceis. Há quem diga a dieta é uma opção saudável, apesar de seus riscos. Que tal conhecer mais sobre essa dieta?
A Dieta Atkins
Criada na década de 70, a dieta do Dr. Atkins é baseada quase que exclusivamente em alimentos ricos em proteínas. Gorduras são consumidas e carboidratos devem ser cortados em grande quantidade, basicamente excluídos do cardápio.
A dieta de proteínas é dividida em quatro fases e a última delas deve durar por toda a vida. Está é uma das poucas dietas restritivas que pensam em um futuro, para preservar a pessoa do efeito sanfona. Por isso as fases iniciais devem ser cumpridas à risca, pois no final deve haver apenas a manutenção do peso ideal.
Como Funciona?
Fase 1
A primeira fase é a de indução. Está tem duração de 15 dias e é a mais limitada de todas, quanto a alimentação. O corte de carboidratos é quase completo, reduzido a apenas 20 gramas por dia. Seu objetivo é fazer com que o corpo entre em estado de cetose, quando ele consome a reserva de energia (gordura) do corpo.
A dieta Atkins diz que a alimentação do homem moderno fez com que ele acumulasse muitas reservas de energia e utilizasse como bateria para as atividades do dia a dia as refeições atuais. Então há um grande acumulo de energia que nunca é gasta.
Fase 2
A segunda fase é a de perda de peso constante. Nela é que ocorrerá a maior perda de peso da dieta. O cardápio é um pouco menos exigente, podendo aumentar 5 gramas de carboidratos a cada semana. Apesar do leve aumento, o corpo perde mais gordura pois está em cetose.
Fase 3
Já na terceira fase, a de pré-manutenção. Está etapa prepara o adepto da dieta a equilibrar mais sua alimentação e diminui a quantidade de peso perdido, até estar equilibrado.
Fase 4
A quarta fase, e última, é a de manutenção. Aqui os alimentos já estão liberados e por isso está se torna a etapa mais difícil. O controle obtido sobre a saciedade e conhecimento sobre quais nutrientes ingerir é algo que tem de ser utilizado. Manter o peso ideal é algo que irá durar toda a vida.
Restrições e perigos
O início da dieta Atkins é muito restritivo e agressivo. Pode causar enjoos, dor de cabeça, tonteira. Isso acontece porque a dieta não traz todos os nutrientes necessários. É importante tomar cuidado e não estender a segunda fase por mais de 15 dias.
Durante a quarta fase, bebidas alcóolicas, refrigerantes, açúcar e farinha branca devem ser evitados e substituídos por outros que possam lhe dar prazer e que não prejudiquem sua saúde.
Alternativa para a dieta Atkins
Talvez a dieta de proteínas não seja a ideal para você. Muito restritiva e agressiva, pode acabar não trazendo os resultados que você deseja. Uma alternativa que muitas famosas estão utilizando, atualmente, para substituir a dieta Atkins é a plano alimentar detox.
Mas como funciona a dieta detox?
Com as dietas atuais, o corpo fica repleto de toxinas que fazem seu funcionamento estar comprometido. A dieta detox elimina esses males e faz com que o metabolismo e a digestão estejam em pleno funcionamento.
As restrições são muito menores e se aliadas com exercícios físicos será muito eficiente na queima de calorias de forma saudável, sem eliminar a massa magra (músculos), que são extremamente importantes para se manter um metabolismo veloz.