Dieta Cetogênica: Guia Passo a Passo com Cardápio Completo

Atualizado em: 2019/02/20

Dietas e mais dietas! O objetivo de emagrecer e perder aqueles quilinhos incômodos está na mente de muitas pessoas. Principalmente com o calor do verão, quando biquínis e sungas são requeridos para se refrescar em praias, piscinas e cachoeiras.

Mas qual dieta escolher? Qual é a mais efetiva? Será que irei me encaixar nesse novo cardápio? Essas são perguntas que só podem ser respondidas com muito estudo sobre a dieta que se pretende fazer.

Como fazer dieta cetogênica

Os quesitos que devem ser pesados na hora da escolha de uma boa dieta não podem ser apenas a perda de peso e o tempo em que a dieta é feita.

É preciso avaliar os riscos, quais alimentos realmente agradam o paladar e se a dieta possui algum tipo de reeducação alimentar que auxilia no pós-regime, para se manter no peso ideal por um longo tempo.

O artigo de hoje irá sanar algumas dessas dúvidas em relação a dieta cetogênica ou ceto, uma das muitas de baixa carboidratos (low carb) mais conhecidas e feitas no mundo.

Como Funciona a Dieta Ceto

A dieta cetogênica tem base e é bastante semelhante a dieta de Atkins, uma das precursoras do low carb. Apesar de que sua finalidade, a princípio, servia para o tratamento de pessoas com epilepsia. Não há provas de que ela seja realmente efetiva para a diminuição dos ataques devido a doença, mas está dieta fora utilizada para combatê-los.

Todas as dietas low carb são capazes de colocar o corpo de seus praticantes em estado de cetose, que seria como um “estado de emergência” do organismo. Esse é um período em que o corpo passa a utilizar corpos cetônicos para obter energia para as atividades diárias. Esses corpos cetônicos vem da reserva de energia, ou seja, da gordura acumulada.

As dietas low carb, em geral, diminuem o consumo de carboidratos, estes que são a maior fonte de energia do corpo. É dessa forma que o estado de cetose é alcançado.

Como Fazer

A diferença entre as outras low carb da dieta cetogênica, é que está última tem um foco maior em manter por mais tempo a fase de cetose. A dieta de Atkins, por exemplos, mantém esse estado apenas na primeira de suas 4 fases. Um período curto se comparado com a cetogênica.

Cardápio

É válido lembrar que existem algumas sub vertentes dentro da dieta cetogênica e alguns alimentos podem mudar. Isso irá depender da fonte em que se busca os cardápios completos.

Cardápio da Dieta Cetogênica

Alimentos Permitidos

  • O consumo de proteínas é alto durante essa dieta. Ovo, peixes e carnes (boi, porco, peru, frango) são permitidos. Manteiga, azeite e maioneses também devem ser ingeridos pelo adepto da dieta.
  • Verduras com baixo carboidratos como rúcula e alface podem ser consumidos.

Alimentos Proibidos

  • Batata, massas, biscoitos, leite, iogurte, pão, bolo, feijão. Todos esses alimentos são proibidos durante o período da dieta. Do contrário a perda de peso será menor ou nem acontecerá.
  • Frutas, apesar de saudáveis, são proibidas nessa dieta. Isso porque elas podem gerar açúcares, principalmente em se estiverem maduras demais (como a banana).

Efeitos colaterais da Dieta Cetogênica

Como toda dieta que restringe alimentos demais do cardápio, a dieta cetogênica também tem seus perigos e efeitos colaterais. A desnutrição é o principal deles. Por não estar ingerindo todas as vitaminas e minerais, é possível que haja cansaço, tontura e até desmaios. Exercícios físicos devem ser moderados e de leve intensidade.

Para quem gosta de praticar atividades físicas, há uma variação da dieta chamada “cetogênica cíclica”. Ela é feita para dar energia ao corpo em períodos curtos, de dois dias, e o regime é mantido em um ciclo de 5 dias. Mas está é indicada apenas para quem pratica atividades físicas.

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